O QUE É CATEQUESE?
A catequese é como um sino que faz chegar longe a mensagem da Palavra de Deus. Leva o anúncio do Reino a ecoar forte no coração do mundo. Convida todas as pessoas a uma adesão firme e decidida ao projeto de Jesus. É a missão que Jesus confiou aos apóstolos e que hoje confia a nós, seus seguidores: “vão pelo mundo afora e anunciem a Boa Notícia a todos os povos” (Mt 28,19).

Catequese
Catequese é o amadurecimento da fé, da esperança e da caridade, numa caminhada permanente de crescimento da amizade com Deus e com os irmãos. É um processo que leva a vida toda. Pouco a pouco, vamos tomando consciência de que não basta sabermos coisas bonitas sobre Deus. É preciso uma conversão contínua da nossa mentalidade e do nosso jeito de viver.
Nossa adesão a Jesus não pode ser superficial ou apenas aparente, como um verniz, que não atinge o miolo. Tem que ser uma aliança de verdade, para o que der e vier. O papel da catequese é educar o cristão para que entenda com mais profundidade a sua fé e assuma compromissos cada vez mais concretos. É ajudar cada um, para que saiba explicar os motivos de sua esperança (1Pd 3,15) a todos que perguntarem.
Assim, cada um aprende a amar verdadeiramente os irmãos, participando cada vez mais da tarefa de construir um mundo mais fraterno e justo.
Educar é uma forma de amar. Na comunidade, todos devem educar uns aos outros na Palavra de Deus. Esse amor mútuo forma a comunidade e alimenta o testemunho do cristão, que anuncia a Boa Notícia ao mundo com vigor, como fazia o sino da matriz.
Contudo, é bom lembrar de uma coisa: o sino faz muito barulho, mas é vazio e frio… O que fala mais na catequese não são as palavras, mas principalmente a acolhida e o exemplo de vida do catequista.
Como você entende o papel da catequese em nossa comunidade?
Fonte: Livro “Catequese Hoje”
Deixe um comentário